7 de Dezembro de 1993 | Algo de novo
Publicado segunda-feira, dezembro 05, 2005 por tms | E-mail this post
Dia 7 de Dezembro foi dia de manifestação nacional. Couto dos Santos havia-se demitido, mas já não era só as propinas, era um quadro de reivindicações muito mais vastas e que também englobava o ensino secundário.
Eu estudava na Escola Secundária de S. João do Estoril, e às 7.00h da manhã o liceu já estava fechado. Não foram precisos nem correntes nem cadeados, com o nascer da luz do dia éramos já 50 alunos cá fora. Um ou outro foi entrando, não mais que 20.
Às 8.30h, hora do início das aulas, os mais de 500 estudantes alinhavam à porta da escola e sentíamos uma incrível liberdade. Às 9.00h o professor serôdio que no Conselho Directivo assegurava o
bom-nome da escola e o
decoro, censurando as actividades dos estudantes (sobretudo da AE) e que proibia o beijo dentro da escola entrava sobre um coro de vozes que "O Loureiro já não manda aqui". Ameaça os estudantes, mas nada faz perante a multidão. Chega a polícia de choque, e nós não parámos de cantar.
Juntamo-nos para decidir o que fazer, a ida para Lisboa ainda era daqui a umas horas e havia a notícia de escolas que fechavam e estradas cortadas, decidimos partir. A polícia não sabia para onde íamos, nós sabíamos que íamos dar uma grande volta para chegarmos à Marginal. Às 10.30h a Marginal estava cortada no sentido Lisboa-Cascais, os estudantes desafiavam a polícia mas sobretudo o poder. Seguimos dali para a estação de comboios e lá fomos encher as carruagens. No percurso não houve nenhuma hostilidade entre as pessoas que usualmente utilizavam aquele meio de transporte e que naquele dia se viam englobadas no meio de um protesto apinhado, algumas cantavam connosco.
Saímos em Santos e lá fomos Av. D. Carlos acima. O cenário que se me deparou foi de arrepiar. Eram milhares e milhares de pessoas, um mar de gente. Confesso que nesse dia pensei que nada seria como antes e, com alguma ingenuidade, pensei que Cavaco se tivesse honestidade política se demitiria. Não se demitiu.
0 Responses to "7 de Dezembro de 1993 | Algo de novo"
Leave a Reply