Portugal não precisa de Si
Publicado quarta-feira, janeiro 11, 2006 por tms | E-mail this post
Quem procura
Cavaco (ou
Cavaco Silva) na página do
Sapo encontra em primeiro lugar o
Cavaco Fora de Belém, em segundo os companheiros de luta,
Stop Cavaco. O
website da canditura do professor de Boliqueime só aparece em terceiro lugar. Vamos ver durante quanto tempo...
O Sr. Silva esteve a dormir dez anos e acordou com um torcicolo que se confunde com humildade. O pescoço caído demonstra que já está infectado pela gripe da auto-comiseração, é um coitadinho, um inocente. Sofre de espasmos no corpo, talvez mazelas de Alcácer-Quibir.
Quando dá um bacalhau a alguém, levanta-se-lhe a perna direita numa saudação patética. Quando se ri para as crianças, ficam todas com icterícia. Não se dá bem com pessoas, o seu negócio é números. Por isso as coisas estão como estão.
O Sr.Silva gosta de Tabu, uma água de colónia que os magalas usavam no Ultramar. Não fala quando devia falar, mas fala enquanto come. A voz do Sr. Silva é sofrida e queixosa como o povo gosta. Parece uma pensionista a queixar-se dos joanetes.
O Sr. Silva nunca se arrepende de nada mas prefere não falar do passado. O único futuro que o preocupa neste momento, é o seu. Mesmo que isso implique ter que pertencer a um círculo onde se sente tão à-vontade como o Mister Bean numa loja de cristais. O Sr.Silva não tem noção do ridículo.
O Sr.Silva diz que não é um político profissional, mas na verdade nem um amador chega a ser. É um assalariado a satisfazer os interesses de quem lhe paga a avultada campanha. O Sr.Silva tem tudo comprado e encomendado.
Ao Sr. Silva não lhe são conhecidos hobies, talentos escondidos, qualquer coisa que o torne menos cinzento. Acredita-se que saiba ler, mas mesmo o que escreve em Economia está, segundo os entendidos, longe de ser brilhante.
O Sr. Silva não sabe dançar, não sabe falar, não sabe estar. Nunca fumou quanto mais inalar qualquer coisa que preste.
O Sr. Silva diz de si próprio que é um a pessoa "auto-convencida". Uma pessoa ou é convencida ou não é. Se precisa de se auto-convencer é casmurra ou burra ou ambas.
Aquando em férias, o Sr. Silva trepa a coqueiros, anda a ler a Utopia de Thomas Mann, quando na verdade esta obra obrigatória em Ciência Política foi escrita por Thomas Moore.
O Sr. Silva encolhe os ombros, franze a testa e arqueia as sobrancelhas num bailado de hipocrisia, mas depois, não sabe não responde. O Sr.Silva joga golfe mas só porque sim.
O Sr.Silva é um péssimo candidato e Deus nos livre que venha a ser mais do que isso.
Como diria outro "grande estadista" de vistas curtas, que também veio das berças para salvar o país, a bem da nação.